O deputado cabo Daciolo (PSOL-RJ) protocolou nesta quarta-feira (25) Projeto de Emenda Constitucional (PEC) que altera o parágrafo único do artigo 1º da Constituição, trocando a afirmação de que “todo poder emana do povo” para dizer que “todo poder emana de Deus”. No início do mês, muitas discussões haviam sido levantadas sobre a proposta de Daciolo, e a Direção Nacional do PSOL chegara a emitir nota afirmando que o projeto não seria mais apresentado, o que no mesmo dia foi negado pelo deputado.
Principal liderança da greve dos bombeiros do Rio de Janeiro em 2012, o cabo Benevenuto Daciolo chegou a ser preso por conta de sua participação no movimento. Depois, filiou-se ao PSOL, partido pelo qual concorreu e foi eleito deputado federal em 2014, sendo o 31º candidato mais votado, com quase 50 mil votos.
Desde a diplomação como deputado, em dezembro, Daciolo tem causado problemas ao PSOL. Na ocasião bateu e postou uma foto sorridente ao lado do deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ), principal figura parlamentar da extrema-direita brasileira. Depois, já em março, publicou vídeo no qual defendia o projeto que viria a protocolar nesta quinta, alterando o artigo 1º da Constituição para afirmar que “todo poder emana de Deus”, mesmo sendo o Estado brasileiro laico.
No dia 19 de março, na tribuna da Câmara dos Deputados, Daciolo defendeu os militares acusados de torturar e matar o pedreiro Amarildo de Souza, o que levou a um pedido de expulsão do partido feito pelo PSOL do Rio de Janeiro. Na nota em que defende a expulsão, o PSOL-RJ garante que “respeitamos os eleitores do cabo Daciolo, mas entendemos que o mandato dele não cabe no PSOL”, e anuncia a decisão de “afastar o deputado cabo Daciolo dos quadros partidários” e de “indicar a imediata EXPULSÃO do deputado cabo Daciolo do Partido Socialismo e Liberdade, exortando que o Diretório Nacional, que é a instância com atribuições para decidir a respeito, acate esta indicação”.
Nesta quinta, Daciolo protocolou a PEC, onde justifica a proposta declarando que “a Bíblia é, e sempre será, a minha única regra de fé e prática” e afirmando que o povo “entenderá que todo joelho deve se dobrar diante do Deus Altíssimo”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário