É habitual que os jantares de domingo sejam “junk food”. Mais habitual ainda é que essa “junk food” tenha muito mais de “food” e muito pouco de “junk”. É feita em casa, de raiz, com ingredientes a sério.
Carne de qualidade picada e transformada em hamburguers. Pão de cereiais, queijo à escolha, alface e tomate biológicos da horta, batata doce e, porque tem de ter um bocadinho de “junk”, uma maionese para ir molhando as batatas…
Parece-me a mim que este é o culminar perfeito de um fim de semana de muito calor, que teve direito a grelhados, jantares com amigos que chegam e outros que vão, brunch numa esplanada com vista para a cidade e um jantar simples saboreado na varanda.
4 fatias finas de queijo roquefort
2 pães de cereais
2 tomates maduros
algumas folhas de alface
maionese q.b.
1 dente de alho pequeno
1 colher de chá de salsa picada
3 batatas doces pequenas
sal e pimenta q.b.
Entretanto tempere os hamburgueres e grelhe-os num grelhador ou chapa bem quente até que fiquem no ponto desejado. Quando estiverem quase prontos coloque sobre cada um deles duas fatias de queijo roquefort para que este derreta e amoleça um pouco.
Abra o pão de cereais ao meio e barre-o com um pouco de maionese. Sobre a maionese coloque um pouco de alface bem lavada e seca, e por cima umas rodelas de tomate. Disponha por cima o hamburguer e feche com a outra metano do pão.
Para o molho das batatas misture um pouco de maionese numa taça com o dente de alho ralado e a salsa picada e uma ou duas colheres de chá de água.
Assim que as batatas estiverem fritas escorra-as sobre papel absorvente e tempere-os com um pouco de sal.
Sirva ps hamburgueres com as batatas e o molho.
Bom Apetite!
Nenhum comentário:
Postar um comentário