Pesquisar este blog

ABOUT.ME

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Criança também se estressa ?

Criança também se estressa ?:



Se você acha que estresse é assunto de adultos que vivem correndo no mundo dos negócios e têm que se preocupar com o orçamento no final do mês, está muito enganado. 
Além de ser um problema sério de gente grande, o estresse também afeta crianças e até bebês.

Luiz Carlos Crozera

O estresse é uma arma do corpo que surge em qualquer tipo de ambiente ou situação hostil. E isso pode acontecer com um adulto, quando o chefe briga, quando ocorre atritos em casa, por exemplo, ou com uma criança, quando enfrenta uma discussão com um colega de classe ou mesmo leva uma bronca da professora.

O estresse infantil pode aparecer em qualquer idade, inclusive em bebês. Em crianças, esse ambiente hostil pode ser problemas com a escola, em casa, com amigos ou com os próprios pais: "qualquer mudança na vida de uma criança pode estressá-la".

Problemas familiares, ausência de um dos pais ou luto também podem criar situações de bastante estresse a uma criança. Mas uma das principais causas do estresse nas crianças, por incrível que possa parecer, são os pais.

Pais estressados costumam transferir as cobranças que recebem do ambiente de trabalho aos filhos. Na tentativa de tornar os filhos competitivos para o mercado de trabalho no futuro, eles tendem a lotar a agenda das crianças com compromissos, como aulas de inglês, espanhol, computação, música, natação e outros esportes. Com isso, a criança fica com pouco tempo para fazer uma das principais atividades de relaxamento a que tem acesso: brincar e compartilhar a presença dos pais.

Os pais devem sempre tentar eliminar os fatores de estresse dos filhos, procurando um especialista se necessário. O estresse infantil é um problema que, se não for resolvido logo, pode acabar prejudicando o desempenho escolar, as relações familiares e sociais, trazendo até mesmo problemas de saúde.

Crianças que acabam se comprometendo logo cedo com afazeres domésticos, acabam encontrando dificuldades na escola, primeiramente deve-se transferir responsabilidades escolares, depois a criança tem a vida toda para se preocupar com a casa.

Como evitar o estresse infantil?
As principais recomendações a um adulto estressado são: esportes e lazer. Deixar de lado um pouco o ambiente de trabalho e criar tempo livre para praticar atividades prazerosas. O que fazer, no entanto, com uma criança estressada? A mesma coisa.

As crianças precisam ter tempo para estudar, descansar e, principalmente, brincar. "A brincadeira funciona, para a criança, como uma válvula de escape, um estabilizador para a vida".

É importante que os pais dediquem parte de seu tempo, saindo da rotina junto com seus filhos, fazendo caminhadas, passeios, onde esses momentos de prazer, relaxamento e descontração podem servir como recursos de demonstração de carinho, segurança e transmissão de aprendizado, fazendo com que um elo de confiança seja estabelecido entre pais e filhos.

Outra ação importante para evitar o estresse na criança é que o ritmo natural dela. Os ritmos de aprendizagem, crescimento e desenvolvimento são diferentes e os pais precisam saber lidar com isso. Até mesmo entre irmãos há essas peculiaridades, que devem ser observadas e levadas em conta quando se cobra algo de uma criança.

A escolha da escola para um filho é muito importante. O perfil da escola deve se adequar ao perfil da criança. "Uma escola com um perfil mais firme ou mais livre pode atrapalhar bastante".

A melhor forma de evitar o estresse é descobrir que fatores estão prejudicando a criança, que muitas vezes não se trata de um único fator, mas vários. Os pais devem procurar participar do dia-a-dia da criança e se sensibilizar melhor da presença do estresse, procurando as causas e eliminando-as sempre que possível. Muitas vezes, a ajuda de um psicólogo é necessária para ajudar lidar com o problema.

País alcoólatras, drogados ou até mesmo aqueles que falam alto em tom agressivo, causam estresse nas crianças, além de provocarem danos psicológicos graves quando elas se tornarem adultas.

Como saber se seu filho está estressado
Os pais devem estar atentos aos sinais de estresse das crianças. Confira os principais sintomas de estresse infantil abaixo e verifique se o seu filho apresenta algum deles. Se apresentar, procure saber se há algo errado e como você pode ajudar.

Os principais sintomas costumam ser:
Irritação, mesmo quando não há motivo aparente.
Isolamento: a criança deixa de conversar com os pais e amigos e quer sempre ficar sozinha.
Mudanças genéricas no comportamento: por exemplo, a criança sempre gostou de ir à aula de inglês, mas passa a fazer birra toda vez que chega perto do horário da aula.
Mudança nos hábitos alimentares: mostra desinteresse pela comida, mesmo pelas que mais gosta.
Mudança nos hábitos de sono: a criança dorme demais e está sempre cansada.
Problemas digestivos: acidez no estômago e reclamações de dor de barriga.
Ansiedade.
Agressividade.
Problemas no desempenho escolar, esportivo ou social.

Bebês também sofrem com estresse ?
É muito comum que crianças de colo já fiquem estressadas. "Isso ocorre quando os pais estão enfrentando problemas" .

Nesses casos, é mais difícil de perceber que a criança está sendo prejudicada, sendo os principais sintomas os psicossomáticos, ou seja, as reações físicas ao problema psicológico, como problemas digestivos ou problemas de sono.

Isso ocorre porque o bebê é muito sensível aos pais, e acaba sentindo e captando mentalmente quando eles estão ansiosos ou estressados. Pressões sociais ou de trabalho também costumam atrapalhar o desenvolvimento da criança. Nascimentos indesejados também costumam ser causa de problemas para os bebês, ao atrapalharem a vida dos pais.

Nesses casos, o problema não está com a criança, mas com os adultos. "A solução é que eles procurem ajuda numa terapia (em determinados casos a ajuda de um hipnotista é indicada), para que a criança não sofra com problemas dos pais".

Fonte: www.institutohipnologia.com.br
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Reuters: Top News

Reuters: World News

Reuters: Arts

Reuters: Sports News

Reuters: People News

Reuters: Entertainment News

Reuters: Technology News

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGUIDORES NO GOOGLE +

Testez la vitesse de votre connexion Internet ADSL, câble ou FTTx