Pesquisar este blog

ABOUT.ME

domingo, 28 de junho de 2015

Na Alemanha não existe saúde gratuita, além disso ter um plano é obrigatório, caro e ruim

Na Alemanha não existe saúde gratuita, além disso ter um plano é obrigatório, caro e ruim:

Alemanha_Remedios01

Além dos altos preços dos planos, remédios custam mais caro do que no Brasil.
Ivana Ebel, via Fala, Alemôa em 18/6/2015

Eu já falei por aqui que nem tudo na Alemanha são flores. Não me entenda mal: eu adoro viver aqui e se a balança não pendesse para o lado alemão, pode ter certeza que eu já teria me mudado. Não tenho vocação para masoquista e nem sou uma árvore. Mas esta semana esbarrei com um daqueles perrengues que me deixam louca da vida: a saúde.

Para começar, um aviso. Não existe saúde gratuita na Alemanha. Não há nada parecido com o Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro. Não há assistência gratuita – a não ser em projetos de caridade – para quem não esteja no sistema. Isso vale também para turistas: quem não tem um seguro pode ser barrado na fronteira. Aqui se paga caro por saúde, bem caro e ter plano é obrigatório.

Bom, eu não cheguei aos 40 ainda e pago, por mês, mais de R$800,00 de plano. Ok que é para mim e para meu marido, que foi aceito como meu dependente e isso não altera o valor, mas convenhamos que a conta é bem salgada. Ainda mais que não tenho a opção de não pagar e, mesmo pagando, não tenho acesso aos serviços que deveria ter.

O esquema todo aqui é o seguinte. Existem uma série de planos de saúde públicos (incluindo o meu). Ou seja, mesmo com os mais de 30% de impostos descontados em média dos salários, o Estado me obriga a pagar, todos os meses, por um plano de saúde. Posso escolher ainda um plano privado, mas caso minha conta comece a subir muito ou determinados serviços que eu possa precisar não estejam cobertos pela apólice, a coisa complica. Existem raras situações que permitem um usuário retornar do seguro privado para o público. Nesse caso, a opção é: ser refém do governo ou de uma empresa.

Não quero dizer aqui que o SUS é perfeito: não é. Mas existe. Tem filas, faltam médicos, sobram queixas: mas muita gente é atendida, recebe remédios e exames de qualidade sem pagar um centavo por isso. Na Alemanha não. E o tempo que se leva para marcar um médico por aqui, com o plano bem pago, é de deixar qualquer um a beira da morte. Hoje, depois de ligar para todos os endocrinologistas da cidade, consegui uma consulta! Uhuuu… Para o final de novembro.

Leia também:

Cada vez mais, mulheres recorrem ao SUS para ter parto normal

“Mundo pode aprender com experiência do SUS”, diz jornal britânico

Programa Mais Médicos, o Bolsa Família da saúde

Em 2014, SUS registrou 1,4 bilhão de consultas médicas

Por que o Brasil forma médicos para elite

Médicos fantasmas: Brasil descobre por que o SUS não funciona

Mídia ignora operação da PF que prendeu “doutores” ladrões do SUS

Médicos simulavam cirurgia cardíaca sem necessidade para desviar recursos do SUS

A quem interessa desmoralizar o SUS? E quem ganha dinheiro com isso, e muito?

Médicos que fraudaram SUS abriram empresas para sonegar Imposto de Renda

Deputados financiados por planos de saúde declaram guerra ao SUS

A trama de Eduardo Cunha para privatizar o SUS

Banditismo: Máfia de médicos desvia milhões de reais do SUS

As estratégias de destruir o SUS para mercantilizar a saúde

Mais Médicos promove humanização da atenção básica no SUS

Conselho Federal de Medicina condena campanha do SUS contra racismo

Fantástico mostra hospital com atendimento em nível de excelência, mas omite que é 100% SUS

SUS, um direito a ser defendido

Período de formação no SUS aproximará médico da população

José Gomes Temporão: SUS, entre a hegemonia e a americanização

Leandro Fortes: Petralha usa SUS para fazer operação cardíaca

Recordar é viver: MP manda Serra tirar dinheiro do SUS do mercado financeiro e aplicar na saúde




Arquivado em:Brasil, Internacional, Política


Original enclosures:
724718d6f787209c30cd3b65fd176280?s=96&d=wavatar&r=G
alemanha_remedios01.jpg?w=450

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Reuters: Top News

Reuters: World News

Reuters: Arts

Reuters: Sports News

Reuters: People News

Reuters: Entertainment News

Reuters: Technology News