Pesquisar este blog

ABOUT.ME

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Racismo institucionalizado em Israel: um exemplo



Racismo institucionalizado em Israel: um exemplo

O diário israelense Haaretz relatou , em sua edição online em inglês de hoje, 07.05.2013, o caso de uma brasileira, não-judia, que foi a Israel como esposa de um cidadão israelense judeu há oito anos atrás, e que desde sua separação luta contra a burocracia israelense para obter o direito de residência nesse país – apesar de ter filhos que lá nasceram e que, esses, detem a cidadania desse Estado. Se fosse judia, não teria algum problema. Como não o é, é submetido à arbitrariedade racista. A pequena história que @esquerdacrítica compôs foi inspirada por essa leitura, com o intento de deixar claro o caráter profundamente injusto da política posta em curso pelo Estado de Israel, desde sua criação.
Paulo nasceu no Rio de Janeiro, seus pais também. Seus avós chegaram ainda como criancinhas da Europa, após a Primeira Guerra Mundial, e vieram da Polônia, judeus fugindo da secular perseguição e discriminação à qual os membros de sua religião estiveram submetidos.
Catarina nasceu em Pernambuco, estudou muito sobre História das Religiões, e decidiu um dia converter-se ao Judaísmo. Um caminho cheio de empecilhos. que conseguiu superar com muita perseverância. Converteu-se em Miami, nos EUA.
Nicolai vem de São Paulo, onde também nasceram seus pais. A família de seu pai – os seus bisavós paternos – tinha chegado ao Brasil no final do século XIX, judeus russos à procura de um futuro melhor e mais livre. A mãe de Nicolai é de origem italiana, também gente que deixou para trás o Velho Continente, católicos não muito praticantes.
Paulo, Catarina e Nicolai, todos os três brasileiros natos, todos os três de famílias provenientes da Europa, decidiram instalar-se em Israel. Paulo e Nicolai obtiveram imediatamente o direito de imigração e a cidadania israelense; Catarina teve que vencer alguns obstáculos burocráticos, mas conseguiu pouco tempo depois esse direito, e a cidadania, pois os três são considerados como judeus segundo a legislação israelense em vigor.
Fernando também é brasileira nata, do Paraná, terra onde seus pais, árabes nascidos numa vila perto de Nazaré, no então Mandato Britânico da Palestina,  hoje no território de Israel, chegaram com os avós de Fernanda após terem sido expulsos de lá em 1948.
Ao contrário de Paulo, Catarina e Nicolai, Fernanda não pode radicar-se na terra onde seus pais nasceram. Não tem esse direito, uma vez que não é de religião judaica. Ela não tem o direito de morar na terra onde seus pais nasceram. E Paulo, Catarina e Nicolai, cujos pais, avós, bisavós, jamais tinham posto um pé naquela região, podem fazê-lo, gozando de todos os direitos dos cidadãos judeus do Estado de Israel.
Ao contrário de Paulo, Catarina e Nicolai, que entram em Israel, mesmo como turistas, sem maiores dificuldades a partir do momento em que deixam claro ou que comprovam que são judeus, Fernando, como filho de árabes expulsos, como não judeu, pode  ser submetido a rigorosos interrogatórios, pode ter seu notebook e seu smartphone confiscados provisoriamente, pode receber a ordem de abrir sua caixa de e-mail ou sua conta no Facebook, ter a entrada recusada na terra de seus pais, e posto no primeiro avião de volta para o lugar de onde tinha partido.
Há muitos Paulos, Catarinas, Nicolais, Fernandas no Brasil e no mundo. Todos têm em comum o fato de presenciarem a realidade racista do Estado de Israel, uns como privilegiados, os outros como discriminados – a realidade desse Estado que se autodenomina como a “única democracia no Oriente Médio”.
© @esquerdacritica, “Esquerda Crítica”, 2011-2013. Unauthorized use and/or duplication of this material without express and written permission from this blog’s author and/or owner is strictly prohibited. Excerpts and links may be used, provided that full and clear credit is given to “@esquerdacritica” and “Esquerda Crítica” with appropriate and specific direction to the original content.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Reuters: Top News

Reuters: World News

Reuters: Arts

Reuters: Sports News

Reuters: People News

Reuters: Entertainment News

Reuters: Technology News