Pesquisar este blog

ABOUT.ME

quinta-feira, 2 de maio de 2013

DO SUL 21


EUA mantêm Cuba em lista de países que “apoiam o terrorismo”

Os EUA acusam Cuba de refugiar guerrilheiros colombianos, militantes bascos e fugitivos norte-americanos | Foto: Jorge Royan/Wikimedia
Da Redação
Os Estados Unidos não pretendem retirar Cuba da lista de países acusados de apoiar o terrorismo, informou nesta quarta-feira (2) o porta-voz do Departamento de Estados do país norte-americano, Patrick Ventrell.
Os EUA acusam Cuba de refugiar guerrilheiros colombianos, militantes bascos e fugitivos norte-americanos. Porém, isso nunca foi provado. Estão também no relatório de “apoio ao terrorismo” Síria, Irã e Sudão.
A lista, criada em 1979, faz com que os países presentes nela não tenham acesso aos recursos do Bando Mundial e de outros órgãos internacionais. Venezuela, Bolívia, Equador, Cuba, Nicarágua, Irã, Síria, Palestina e, em especial, China e Rússia criticam a postura norte-americana quanto à política contra o terrorismo.
Em 2009, os EUA divulgaram um documento, chamado “Relatório sobre o Estado do Terrorismo no Mundo 2008″ em que afirmaram que o governo da ilha “já não apoia ativamente a luta armada na América Latina e outras partes do mundo”, no entanto, “continuava a dar abrigo a alguns [grupos] terroristas”. O governo norte-americano informou que na próxima terça-feira (6) será publicado um relatório sobre o terrorismo semelhante ao de 2009.
Com informações do Opera Mundi 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Reuters: Top News

Reuters: World News

Reuters: Arts

Reuters: Sports News

Reuters: People News

Reuters: Entertainment News

Reuters: Technology News