Independente de ser filho de Djavan, o que percebemos ao ouvir esse músico de nome próprio João, e segundo nome Viana – reitero o nome devido à magnitude de seu tocar – é uma música singular e de identidade própria.  

Atuando desde 1994, João Viana é um grande instrumentista brasileiro que vem amadurecendo dia a dia, depois de já ter participado de trabalhos com grandes nomes da música brasileira e do mundo, no estúdio e em shows, como Cássia Eller, Pedro Mariano, Nando Reis, Leila Pinheiro, Djavan, Fábio Júnior, Max Viana, Moska, Monique Kessous, Francisca Valenzuela, e muitos outros. 

Conversei com ele durante sua passagem por São Paulo, na turnê em companhia de Paulinho Moska, que não por acaso o recrutou como baterista. Através desta turnê, João mostra todo seu trato linguístico de tocar. É sempre uma surpresa cada vez que o vemos no palco com sua Yamaha. É um repertório de ideias, viradas, dinâmicas, intensidades, que com simplicidade, sempre somam a música. E na música, como na conversa, cada "comunicação" acrescenta à outra. 

Durante o show de turnê do CD “Muito Pouco” de Moska, João Viana consegue mais uma vez mostrar o bom gosto musical e escolha dos timbres de sua bateria. Tem a sabedoria em orquestrar seus arranjos – sempre se afinando aos arranjos do grupo – para impulsionar fôlego e vigor para as músicas, provando que um show é um encontro. 


-- Como foi seu começo na bateria? 
O meu interesse pela bateria começou de modo bem parecido com o de todos os bateras que a gente conhece por aí, batucando em panelas, na mesa, quando eu tinha uns 7, 8 anos. Quando eu tinha 9 anos, meu irmão mais velho, Max Viana, montou uma banda (a primeira banda dele) chamada Mitra, uma banda de rock, no Rio de Janeiro. Eles ensaiavam em casa. E a bateria ficava montada lá. Uma “Pinguim” cheia de pratos, com um “Paiste” vermelho! Eu ficava impressionado, maluco com aquilo. Foi ali que eu comecei a sentar na bateria e já fazer algumas levadinhas, tudo de ouvido. Mas eu só fui ganhar a minha primeira bateria aos 12 anos. Foi aí que comecei a ter aulas com o Carlos Bala. E fiquei tendo aulas com ele por muito tempo, mas sempre no esquema de uma vez por mês, pois na época, os artistas faziam turnês gigantescas e, além disso, quando ele estava no Rio ele tinha milhões de gravações. De vez em quando conseguia ter aulas quinzenalmente. Era sempre muito proveitoso. Toda a minha base está ali naquelas aulas que tive com ele. Eu lembro que às vezes a gente nem sentava na bateria. Ele me contava histórias de gravações, de como solucionou algumas situações na estrada. Ele fazia eu me dedicar aos estudos na borracha, passava pelos exercícios técnicos obrigatórios, rudimentos. Mas na época eu era apaixonado por futebol, tudo que eu queria era jogar bola. Eu ia para aula dele já com a chuteira e o meião na bolsa. E muitas vezes ele me dava aquele puxão de orelha: “Pô, João, concentra aqui na aula, sei que você está louco pra ir jogar bola.” Eu vivia na dividida entre essas duas paixões, mas graças a Deus a bateria é que falou mais forte. 

-- Ainda sobre o Carlos Bala, o que ele mudou na sua maneira de pensar a bateria e no seu jeito de tocar? 
O leque de opções e ensinamentos que o Bala me deu, foram a disciplina e o profissionalismo. Tecnicamente falando, sempre buscar o melhor timbre, tocar sempre da forma mais relaxada, dar o mínimo de esforço ao corpo, e conseguir fazer as coisas soarem bem. Ele é um mestre pra mim, um mestre para todos nós. Sem contar as aulas, só de ver ele tocando ou gravando já era um grande aprendizado; Ficar de olho nos shows, gravações, na época que ele tocava com meu pai. Eu ficava de olho nele o dia inteiro, aquela coisa de pupilo mesmo. Então acho que na minha forma de tocar é inegável que tenha ali contida várias informações que eu peguei com ele. Tenho essa influência forte dele, mas por outro lado ele sempre me orientou a procurar a minha marca, a minha assinatura, e hoje eu posso te afirmar que a maior dádiva que um músico pode ter é ter a sua assinatura, é aquela coisa de você ouvir a música no rádio e saber quem está tocando. Isso não tem preço, porque milhões de outras coisas estão aí para quem quiser, como por exemplo a técnica; O cara pode ficar cinco horas por dia e ter uma super velocidade, com um domínio absurdo. Não existe dom para a técnica, existe dedicação. Mas para você ter a sua assinatura, é aí que vem o diferencial. A minha maior busca está aí, em achar uma assinatura. O maior elogio que você pode me fazer é você virar pra mim e me dizer que ouviu um negócio que é a "sua cara", que deixou sua marca ali naquela música. Num mundo lotado de músicos talentosos, o diferencial está em você ter esse diferencial

-- E você estuda ou estudou muitas horas por dia? 
Sim. Realmente eu tive uma rotina de estudos bem intensa. Eu abdiquei de muita coisa para ficar madrugada adentro estudando, pesquisando muito, fazendo o que todo mundo tem que saber em determinado momento da vida. Alguns fazem pra sempre, conseguem manter essa rotina. Hoje eu não consigo manter uma rotina fixa de estudos, mas hoje o meu estudo é voltado mais para pesquisas do que para rudimentos, caixa… Eu não consigo mais ter essa disciplina. Até porque agora, morando em apartamento, não tenho bateria em casa. Para manter o contato com a bateria é só na estrada, quando vou dar aula, ou no estúdio. Por isso eu procuro chegar antes na passagem de som em shows, para assim eu ter algum contato com o instrumento. Mas constantemente eu pesquiso muito os bateristas, as novidades de equipamentos, timbres, etc. 

-- Como foi a relação com seu pai nesse aprendizado? Como foi quando gravou o primeiro disco com ele? 
É evidente, não dá para negar, que um dia, se tudo corresse bem eu iria tocar com meu pai. Só que foi muito importante para mim, ter passado por outros artistas antes. Isso me deu uma base muito boa e mais segurança quando eu cheguei para tocar com meu pai, na primeira turnê, do CD Milagreiro. Na época, a Cássia Eller tinha acabado de falecer e eu ainda estava muito mexido com aquilo, a Cássia foi um marco na minha vida. O início das gravações foi um pouco complicado, pela questão de duas formas diferentes de trabalhar. A Cássia gostava de deixar a coisa bem solta, e o Djavan gosta de deixar tudo bem mais amarrado. Meu pai aplica aquela coisa de que menos é mais. Você consegue perceber uma diferença bem grande entre o primeiro disco que eu gravei com ele, até o último, o disco “Matizes”. No início ele me transformou num executor. No “Matizes” eu pude realmente experimentar várias coisas, influenciar a música. Meu pai é um artista com quem todo mundo quer tocar. E eu sendo filho, não é diferente. Eu, nesse caso, antes de ser filho, sou músico. E como músico, eu ouço aquilo tudo e falo “Que som! Quero tocar também esse som”. Mas tudo veio na hora certa, depois de eu ter tido uma boa experiência com outros artistas. 

-- Além da questão da bateria, como funcionou essa relação musical com o Djavan no seu crescimento como músico e pessoa? 
Sempre ouvia muita música, fui muito eclético. Sempre prestei atenção nele tocando violão. Sempre fiz questão de ir aos estúdios, observar, ver como as pessoas entendiam a música dele. Sempre conversei muito com ele, e tudo isso facilitou muito, me dando vivência musical. 

-- Me parece que estar na banda de Cássia Eller era como estar numa família. Quais são suas lembranças dessa fase? 
Era uma banda mesmo. A Cássia era como se fosse a vocalista da banda. Não tinha aquelas coisas de praxe de artista, como por exemplo, um carro ou um camarim pra banda e outro carro e outro camarim para o artista. Ela nunca gostou disso. Ela queria estar junto de todos, ir à praia, jogar baralho. Ela sempre foi muito ‘família’, ao mesmo tempo mãezona, filha, irmã, amiga, enfim, uma pessoa sensacional, uma artista fenomenal, hiper musical. Ela gostava muito de música. Nas passagens de som, ela tocava baixo, bateria… Só tenho lembranças maravilhosas de shows, momentos no palco, como olhares, coisas íntimas, de sintonia, coisas únicas, que aconteciam com freqüência entre nós. Nós conseguimos uma química muito forte. 


-- Quais são suas maiores influências na música e na bateria? 
A primeira resposta que me vem à cabeça é Beatles. Na década da existência da banda, eles conseguiram adiantar muitas tendências que estariam por vir. É como se já tivessem apresentado uma novidade que estaria por vir, só que anos e anos antes. Novidades em termos melódicos, em termos harmônicos, por mais simples que fossem; Os ritmos: O Ringo Starr era um baterista moderníssimo para a época. Fazia levadas totalmente imprevisíveis. 
Além disso, a MPB, que vivenciei muito, por ter visto nossos grandes mestres de perto, pela convivência deles com meu pai; A música africana, a música americana, inglesa. Em casa, na época do vinil, meu pai sempre ouviu de tudo um pouco. Eu também ouvi muito rock, gosto muito de rock’n’ roll. É uma grande influência pra mim. Talvez seja o tipo de música que mais me contagia – não exatamente a que mais gosto – mas a que mais me contagia. 
Quanto aos bateras, gosto de A a Z. De diferente, dos bateristas que estão me influenciando hoje, tem os bateras de gospel dos EUA, Eric Moore, Aaron Spears, Tony Royster Jr. – embora caberia uma crítica, de que eles tocam mais ou menos igual. Mas eu tenho gostado muito do Eric Harland, batera de Jazz, Karim Ziad, baterista árabe excepcional, ultradiferente, e Jojo Mayer. Sempre vou gostar dos mestres, como Vinnie Colaiuta, Steve Gadd, Omar Hakim, Marcus Baylor, Will Kennedy do Yellowjackets. Aqui no Brasil, Carlos Bala, Márcio Bahia, Téo Lima, Cesinha. Cesinha é um batera essencial na minha carreira, por tudo o que ele já me disse, por ter estado presente nos shows que ele fez desde a época com o Caetano, Marisa Monte, agora com a Vanessa da Mata. Tudo o que ele fez eu acompanhei. Ele é um cara que sempre me ajudou e incentivou, que tem uma linguagem que gosto muito, e que aplica muito bem essa linguagem da simplicidade, de tocar para a música, com precisão, com som bom. Tem também o Pupilo, que é um cara fantástico. É muito bom ter um cara como ele na nossa música. Tem o Edu Ribeiro, Cássio Cunha. O Brasil está muito bem servido. E eu não me influencio só pelos bateras não. Ouço os baixistas, pianistas, que você pode aproveitar uma melodia, para criar um fraseado, para recriar uma melodia. 


-- O seu tempo musical tem uma coisa única e precisa, que passa para quem ouve uma elegância ao tocar e um grande controle do que está fazendo. Qual é o segredo para manter essa constância de "respiração" musical, nessa quase fusionalidade com o tempo? Você usa aquele tipo de recurso de olhar para os próprios movimentos do corpo para conseguir “estar” no tempo? 
Isso é um recurso muito bom para você pensar no andamento, para conseguir manter um padrão. Porque ninguém é máquina. Ou você toca com o click, ou você vai ter que respeitar o fato de que você não é uma máquina, e que vai ter uma pequena oscilação na música, o que é super bem vindo, pois a música não nasceu para ser estática. A música nasceu para evoluir junto com a canção, evoluir dentro dela mesma. Ou seja, você vai para o refrão, a coisa anda um pouquinho, depois você volta... Você tem uma dinâmica, e depois vai tudo lá “embaixo”... É inevitável e bem vindo que de repente o andamento caia um “pontinho”, dois “pontinhos”, e se não for nada grotesco, é bem vindo para a música. E aquela coisa que após tocar tanto tempo com click, em turnês comloops, eletrônicos, etc., estou gostando muito de identificar isso, de como é prazeroso quando isso acontece com a música. Mas para você manter um padrão, independente do click, tem uma coisa que aprendi com um amigo meu que é memorizar o tempo de uma nota para outra, como por exemplo, qual é a distância do bumbo para chegar à nota da caixa. Se você prestar atenção, você começa a memorizar e interiorizar o tempo de duração de uma nota pra outra. E olhando para seus próprios movimentos, você consegue perceber se está mais rápido no contratempo do que estava antes, por exemplo. Isso é um bom exercício, começar a prestar bastante atenção nisso. Isso te dá uma boa noção de andamento, relaxamento. E o andamento tem a ver com o estar relaxado também. Se você está todo tenso a tendência é correr, oscilar muito. Então quanto mais relaxado você toca, acho que facilita em tudo, A bateria é um instrumento muito braçal, então tem que haver uma economia nos movimentos. 

-- Ainda olhando para este horizonte, o diferencial de energia que você usa ao tocar, com uma certa plasticidade de 'movimentos', é uma das coisas que faz criar um alto-relevo de sua singularidade? 
Acho que sim, mas acho que mais do que isso, tem a ver com uma questão de personalidade. Sou um cara calmo. A gente é o que a gente toca, a gente toca o que a gente é. Então eu procuro usar essa calma na hora de tocar. Mas não foi sempre assim. Já fui um baterista ansioso, que queria tocar todas as notas. Mas eu descobri cedo que o que mais importa é a música. A gente não pode querer ganhar da música. Músico nenhum pode querer ganhar da música. Você está a serviço dela, e não ela que está a seu serviço. 

-- Quais são os critérios que você utiliza para a escolha e variação de timbres do seu kit, dependendo de qual gig você vai estar? 
Como eu não consigo mais ter uma rotina de estudos, a forma que eu encontrei de tentar me reinventar, foi fazer mudanças, me obrigando a tocar de uma forma diferente em função do kit. Se eu for gravar um disco inteiro de alguém, é muito difícil eu ir da primeira música até a última com a mesma formação. Vou variar os tambores, os pratos, as caixas, as afinações. É uma coisa que me dá prazer. Eu gosto de chegar cedo às passagens de som, quando é um dia que estou a fim de fazer. Eu gosto de mexer. É uma forma de você tocar um pouco diferente em determinada noite, por exemplo. Uma coisa que gosto de fazer é inverter os tambores. A mesma virada que você faz há muito tempo, com essas variações de tambores, já vai fazê-la soar diferente. Eu já vou fazer 20 anos de carreira, então é preciso variar para manter a coisa viva, fresca. 

-- Como está sendo o novo trabalho e turnê com o Paulinho Moska? 
O Moska é um grande amigo, de longa data, desde a minha adolescência. Ele acompanhou o meu início profissional. Sempre gostei muito do trabalho dele. Estou agora entrando no quarto ano com ele. Gosto muito de sua obra, ele é um artista muito tranqüilo, que dá liberdade para trabalhar. Quer te ouvir, ouvir suas ideias. 

-- No show com o Moska, percebi que você consegue acrescentar muito ao som dele e da banda, com seu modo de tocar. Como você cria essa consonância para potencializar e "compor" uma nova orquestração de arranjo com a banda em um show?  
Primeiramente, eu escolho coisas que não podem mudar; que aquela música precisa daquela “coisa”. Aí separo essas coisas num grupo. Todo show você vai me ver fazendo aquelas coisas. E deixo e gosto que tenha um espaço para um improviso, uma vez que você já conhece tão bem aquelas músicas, que aí você se dá o direito de acrescentar uma coisa ou outra. Tem dias que não se tem muitas ideias, mas tem dias que estão fervilhando ideias. Cada baterista tem seu conceito. Este é meu conceito. Eu gosto de manter coisas que fazem bem à música. E é ideal saber que os outros músicos que estão tocando com você também tem conceitos parecidos, e vão querer aplicá-los. E aí a coisa começa a fluir de uma forma bem mais tranqüila. 

-- Você está gravando um projeto pessoal no momento, certo? Quais as influências e expectativas em relação a ele? Seria um rito de passagem para você? 
Estou gravando um disco meu desde 2009. Começou só como um registro de minhas músicas. Não é nada instrumental, é cantado (eu mesmo canto). Em função dos compromissos com os artistas, acaba que fica sempre para depois. E sem apoio, o projeto acaba sendo adiado. O trabalho não tem pretensão de me lançar, não tem pretensão de nada. É para enriquecer minha carreira. Estou gravando a bateria, os violões, as programações. As músicas são minhas com muitas parcerias. Mas, sinceramente, o que eu quero é o disco pronto, não me preocupo com o que virá depois, se terá shows ou não... As influências vêm de tudo que já ouvi e toquei, do rock’n’ roll à bossa nova. Mas nada impediria que no futuro se tornasse meu projeto principal, por exemplo. Não dá para saber. A vida é imprevisível. 


-- Como você vê a música e seu cenário nos dias de hoje? O que você espera da música no futuro? 
Eu procuro ser muito sincero. Está muito ruim. Está ruim não porque existam gêneros musicais que estejam predominando. Tem que ter todo tipo de gênero. Mas tem que ter pra todo mundo. E esse é o problema. Não está tendo para todo mundo. Não está tendo espaço para todos. Eu não quero que o Luan Santana deixe de ganhar milhões e deixe de fazer 25 shows por mês. Quero que ele tenha esse espaço também. O problema é quando ‘ele’ é o resultado da má distribuição de possibilidades dentro da nossa cultura. Isso está ficando insuportável. Por que ele tem que ter este acesso irrestrito, enquanto outros artistas estão numa batalha intensa e não conseguem nem uma agenda fixa de shows? É isso que precisa ser repensado. Se você me perguntar como é que isso pode ser mudado, eu não saberia te dizer, e para ser sincero, não vejo mudança a curto prazo. Se tiver alguma mudança, vai demorar muito tempo, pois o tipo de música que ‘ele’ faz gera muito dinheiro também. Mas a cultura está se perdendo de uma forma geral. Se alguém pega uma música ruim, e a coloca para tocar 40 vezes por dia na rádio, até eu saio cantando. Quando meu filho começa a ouvir isso, eu tenho que redobrar a carga de Beatles, de MPB, o que graças a Deus ele gosta também. Quando você coloca uma música ruim tocando 40 vezes ao dia, aquilo vende horrores. Então porque não fazer isso com música boa também? Vai acontecer o mesmo. Vai haver espaço novamente para os grandes artistas. Coloque música boa 40 vezes ao dia e aquilo vai se refletir em vendas, em shows. O direcionamento da cultura está errado. Em algum momento teremos que refletir sobre isso. A forma como estão lidando com a nossa cultura precisa ser revisada. Tom Jobim deve estar se revirando, se remoendo no túmulo. E isso refletiu muito na minha carreira, na carreira de qualquer músico acompanhante. Eu toco com determinado segmento de artistas que sofreu muito com isso, artistas que sofreram muito com essa baixa na cultura. Ficou ruim para todo mundo. 

-- Tem dias na sua vida que você consegue não pensar em música? É possível ser feliz sem música? 
Eu procuro às vezes não pensar em música, como qualquer outro profissional, que precisa de um descanso e apreciar outras coisas. Acho saudável. Não acho ser possível viver sem música. O que faz a musica ser o que ela é, é que o ser humano pode passar a vida inteira sem ler um livro, sem ir ao cinema, etc., mas você não vai conhecer ninguém que passe a vida inteira sem música. Mesmo que você não queira, a música vai estar ao seu lado, ela vai passar por você. E a música esta dentro de nós. Todos têm aquela música que traz lembranças. A música faz você ver um filme inteiro na sua frente, faz você se recordar de coisas que estão guardadas lá no fundo. Ela tem esse poder. 


.* João Viana agradece à Vic Firth, Soultone, Yamaha e Evans. 

Links e Vídeos com João Viana

http://www.youtube.com/watch?v=bRy24iKS4LA&feature=related
 – Trechos de músicas do show com Moska – Sesc Pompéia



http://www.youtube.com/watch?v=GjC1aZZtK-U&feature=related
 – João Viana em estúdio 
http://www.youtube.com/watch?v=LriM7tYfsFM&feature=related
 – João Viana – Túnel do tempo 
http://www.youtube.com/watch?v=Y8iQOag5zKg&feature=related
 - Tributo a Cássia Eller - Maceió-bastidores 

http://www.joaoviana.com.br/#!vídeo
 
http://www.joaoviana.com.br/#!áudio
 – Prévia do single “Sixteen” do seu primeiro trabalho a ser lançado.